quarta-feira, 28 de abril de 2010

Sequência básica de respiração -AULA


Olá queridos,

A pedido do Luiz segue a sequência básica de exercícios de respiração que estamos vendo em algumas aulas. Faça tudo com calma, sempre lembrando das figuras e vídeos que estudamos nas aulas de fisiologia.


1- Inspirar profundamente e expirar profundamente.
2- Inspirar profundamente e expirar (a) com sopro forte/ (b) médio/ (c) suave. Sempre buscando uma uniformidade na quantidade de ar que você solta.
3- Inspirar profundamente e expirar com sopro forte e curto várias vezes. Lembre-se da pressão dos músculos abdominais e de não inspirar entre um sopro e outro.
4- Inspirar em 3 tempos, segurar 3 tempos e soltar em 3 tempos e recomeça. Depois mudar a expiração para 6, 9, 12 tempos. Solte o ar com "s" e faça o som ficar uniforme.

Repita cada sequência de exercícios várias vezes.



CUIDADOS:

1- Não use o ar residual.
2- Relaxe a laringe e os ombros. Muitas vezes ao fazermos esses exercícios tensionamos partes desnecessárias. Preste atenção em você!
3- Às vezes você pode ficar tonto, por isso é bom fazer sentado (na pontinha da cadeira, não vale se escorar), ou de pé com uma cadeira por perto.

É isso!! Divirta-se!!

E lembre-se quanto mais você fizer os exercícios em casa, menos você vai se lembrar de mim no palco. E lembrar da professora de canto quando tá cantando ninguém merece (risos)!!

2 comentários: