segunda-feira, 31 de maio de 2010

Olá queridos!!

Estou voltando às atividades agora, depois de um banho de arte! Em João Pessoa aconteceu o FENART, festival com atividades, oficinas, apresentações e exposições. Foi impossível aproveitar tudo o que o que houve, pois foi muita coisa, a programação foi intensa, mas posso dizer que o que eu consegui ver foi muito bom!

Adorei o show de João Bosco, com sua interpretação quase rítmica das canções, muito próxima da fala, sem alongar as notas finais. O que ele gosta de prolongar são suas frases em joãobosquez... "ai ai aiiiiii, zegundon, zengundin".

Sempre me surpreendo quando ouço os compositores cantarem suas músicas. No caso desse show de João Bosco ele cantou muitas músicas que foram consagradas pela interpretação da Elis e que muitas vezes ficam cristalizadas na nossa memória, como a referência de interpretação bonita, correta.

Mas ouvindo o próprio autor cantar a gente consegue perceber como a interpretação é realmente uma questão de escolhas, de opção. Na interpretação de João Bosco a letra ficava muito evidenciada, muito clara e ao mesmo tempo seu joãobosquez, quase uma brincadeira melódica com timbres, fonemas que não formam palavras, valorizava a harmonia das canções.

Abaixo posto um vídeo de João Bosco com Yamandú, que também tocou no FENART e arrasou! Yamandú, junto com um violinista Nicolas Krassik e um contrabaixista Guto Wirtti, mostrou o Rio Grande em suas composições e arranjos. Muito bom!!


Um comentário: