domingo, 12 de setembro de 2010

Rockestória- documentário

A história do Brasil pela perspectiva do rock. A história do rock como fenômeno cultural que se manifestou de uma maneira única no Brasil. Uma apresentação musical ao vivo sincronizada com um vídeo-documentário legendado. Esta é a proposta do espetáculo Rockstória do Brasil, apresentado pela banda Mensageiros do Vento.
.///
Musicalmente, o show é um verdadeiro passeio pelos maiores clássicos do rock brasileiro. Desde os tempos ingênuos de Celly Campello e da Jovem Guarda até a revolução estética do Tropicalismo. Das canções de protesto dos anos 70 à explosão de bandas na década de 80. E finalmente as novas tendências e fusões que começaram a surgir a partir da última década do século e acompanharam a virada do milênio.
.///
Essas transformações musicais compõem uma interessante trilha sonora para as mudanças políticas e sociais ocorridas em nosso país durante o mesmo período. Isso é demonstrado pelo vídeo-documentário que acompanha a performance da banda. Alternando vinhetas em animação e videoclipes legendados com informações de contexto histórico, os últimos cinquenta anos do Brasil são recontados pelo singular ponto de vista do rock brasileiro.
.///
Um ponto central do projeto está justamente na reflexão proposta a respeito do que vem a ser esse tal de rock e a sua importância no panorama cultural brasileiro. Muitas vezes tido como um símbolo da alienação de nosso povo pelos estrangeiros, o rock também soube se reinventar ao entrar no território nacional e criativamente incorporar características tipicamente brasileiras. Se é bem verdade que o rock made in Brazil soa como uma caricatura de americano, como canta Lulu Santos, não é menos verdade o que ele diz na mesma música: ninguém faz igual a brasileiro o rock do Brasil. Longe de ser meramente um ritmo importado, o rock também faz parte de nossa identidade musical e de nossa herança cultural.











Nenhum comentário:

Postar um comentário